fechar× Ligue-nos 218810533

Vivência do Tempo Pascal

Durante a Quaresma, o Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa apresentou uma proposta para a vivência dos tempos de Quaresma centrada na Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’.

Ao longo deste Tempo Pascal, serão propostos, todas as semanas, desafios relacionados com os 7 objetivos Laudato Si’, para serem realizados em família.

Nesta Primeira Semana, vamos centrar-nos no primeiro objetivo que o Papa Francisco nos propõe na Laudato Si’:  Responder ao Clamor da Terra.

 Semana 1

A necessidade de ouvir o grito da terra é um "desafio urgente para proteger a nossa casa comum que inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca do desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar" (LS 13).

Mas como podemos mudar e proteger melhor a nossa Casa Comum? Descubra realizando o Desafio 1 que se encontra em anexo.

Nesta Segunda Semana, vamos centrar-nos no segundo objetivo que o Papa Francisco nos propõe na Laudato Si’:  Responder ao Clamor dos Pobres.

Semana 2

"Não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres" (LS 49).

Mas como podemos ajudar os nossos irmãos mais pobres? Descubra realizando o Desafio 2 que se encontra em anexo.

Nesta Terceira Semana, vamos centrar-nos no terceiro objetivo que o Papa Francisco nos propõe na Laudato Si’:  Economia Ecológica.

Semana 3 

"As crises financeiras são “ocasião para o desenvolvimento duma nova economia mais atenta aos princípios éticos" (LS 89)

Mas como podemos ter uma economia com menor impacto ambiental? Muito simples, basta…Reduzir, Reciclar e Reutilizar!
Descubra como, realizando o Desafio 3 que se encontra em anexo.

Nesta Quarta Semana, vamos centrar-nos no quarto objetivo que o Papa Francisco nos propõe na Laudato Si’:  Adoção de Estilos de Vida Simples.

"É um regresso à simplicidade que nos permite parar a saborear as pequenas coisas, agradecer as possibilidades que a vida oferece sem nos apegarmos ao que temos nem entristecermos por aquilo que não possuímos" (LS 22).

Caminhar ou ir de bicicleta para a escola, dar um passeio a pé em família, praticar exercício físico, todas estas atividades ajudam a ter um estilo de vida mais simples. 
Mas sabias que com estas atividades podes ajudar instituições mundiais? Descubra como, realizando o Desafio 4 que se encontra em anexo.

Nesta Quinta Semana, vamos centrar-nos no quinto objetivo que o Papa Francisco nos propõe na Laudato Si’:  Educação Ecológica.

"A educação ecológica visa “a crescer na solidariedade, na responsabilidade e no cuidado assente na compaixão" (LS’210).

A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos no cuidado do meio ambiente, tais como evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar bem os outros seres vivos, usar transportes públicos, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias…
Tudo isso faz parte de uma criatividade generosa e dignificante, que põe a descoberto o melhor do ser humano.
Descubra como, realizando o Desafio 5 que se encontra em anexo.

Nesta Sexta Semana, vamos centrar-nos no sexto objetivo que o Papa Francisco nos propõe na Laudato Si’:  Espiritualidade Ecológica.

«Implica gratidão e gratuidade, ou seja, um reconhecimento do mundo como dom recebido do amor do Pai e a consciência amorosa de não estar separado das outras criaturas» (Cf. LS’ 220).

Sabias que devemos agradecer a Deus todos os dias pelo dia que ele nos dá?
No Desafio 6, que se encontra em anexo, tens uma proposta de como o podes fazer.


Nesta Sétima, e última semana, desafiamos-te a juntar os 6 anteriores objetivos, e a implementar na tua comunidade um projeto ecológico.

 


Documentos para download