fechar× Ligue-nos 218810533

Progressivo&Flexível

Em que consiste            Como implementar            Progressivo&Flexível            Recomendações

1. Abordagens por nível de envolvimento

O nível de envolvimento de Interpelação exige um menor envolvimento das famílias. Como o nome indica procura ‘convocá-las’ a participarem na catequese dos seus filhos. Neste nível só se prevêem ações na etapa de Expressão de Fé, através da partilha da experiência catequética e interpelação dos Pais (azul).

No nível do Primeiro Anúncio procura-se envolver os pais na partilha, são eles os interpelados a partilhar a sua experiência humana para ser trabalhada na catequese com os filhos. Nestes casos, na etapa de Expressão de Fé, é importante que o grupo de catequese retribua com o feedback dos contributos dos Pais (amarelo). Neste nível podem realizar-se cumulativamente ações do nível anterior.

O nível Ser Catequista procura que os Pais se sintam envolvidos em todas as etapas do itinerário catequético onde a diferença relativamente ao nível anterior é a introdução da colaboração na etapa da Palavra (verde).

Enaltece-se que esta colaboração não exige presença direta dos Pais/Famílias na catequese, graças aos meios digitais o catequista poderá solicitar um contributo “em diferido”. No entanto se os Pais demonstrarem interesse e disponibilidade é uma oportunidade de fortalecer laços entre a catequese e as famílias.

2. Progressivo

O projeto Igreja doméstica situa-se numa linha de "Primeiro anúncio" que possibilitará às famílias (re)-descobrirem a fé em conjunto e com o acompanhamento dos catequistas. 

Este conjunto de experiências deverá ser flexível e progresssivo, isto é, adaptado a cada situação pessoal e familiar, convidando sempre a ir mais longe. Os pais poderão passar por diversas fases no seu envolvimento, de colaboradores a agentes do processo catequético. 

Futuramente poderão envolver-se em dinâmicas de catequese familiar mais organizada. 

 

 Como implementar                                                                                                                                                       Recomendações