Advento dos Pastorinhos

Advento dos Pastorinhos

CAMPANHA PARA O ADVENTO DE 2016

NO CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DO ANJO

 

Tempo de espera e de esperança, o Advento preparar-nos para o Natal, celebração da Encarnação do Filho de Deus, certeza de que Deus está presente na História da Humanidade para salvar, no presente e na eternidade: Jesus Cristo é caminho na construção do Reino de Deus neste mundo, e caminho para o Reino definitivo na ressurreição.

Maria, a Mãe de Jesus, tem, no Advento, um lugar muito especial. Ela, que “recebeu a Cristo no seu coração pela fé, antes de O receber no seu seio” (Santo Agostinho), mostra-nos que o essencial é deixar Deus habitar o nosso coração. Acolhendo-nos como filhos, aos pés da cruz, o seu Coração Imaculado vem até nós para nos envolver na vontade salvífica de Deus, lançando-nos para o seu Filho Jesus.

Fátima, cujo centenário das aparições vamos celebrar, é sinal disso mesmo: apresenta-nos o caminho da conversão para a construção da paz, rumo ao Reino eterno. Centra-nos em Deus e no seu Amor Trinitário: “no início, no meio e no fim das aparições do Anjo e de Nossa Senhora estão precisamente a visão e a experiência mística do mistério do Amor Trinitário em que os Pastorinhos foram iniciados, introduzidos, envolvidos, encantados e seduzidos pela sua beleza” (D. António Marto).

Os Pastorinhos tiveram, de certo modo, um tempo de Advento para o encontro com a “Senhora mais brilhante que o sol”. Durante o ano de 1916, o Anjo visitou-os três vezes. Mas já antes, em 1915, a Lúcia recordava algumas primeiras manifestações do Céu.

Assim, durante o Advento que antecede a grande celebração do centenário das aparições de Fátima, propomos um percurso que percorre as aparições do Anjo e, com os Pastorinhos, viver este tempo de esperança.

A construção progressiva do presépio será, para as crianças, em família e na comunidade, a expressão do caminho feito ao longo de todo o Advento.

 

Objetivos:

  1. Viver o Advento ao ritmo da liturgia dominical e iluminados pelas aparições do Anjo aos Pastorinhos;
  2. Aprofundar o conhecimento das aparições do Anjo aos Pastorinhos;
  3. Assumir atitudes de oração, adoração e oferecimento da vida a Deus;
  4. Reconhecer a presença de Jesus na Eucaristia.

Documentos para download