A Beleza da tua Casa

A Beleza da tua Casa

Eu amo, Senhor, a beleza da casa em que habitais  (Sl 25,8)

Onde celebrar a Eucaristia?

Diz-nos o Catecismo da Igreja Católica, nos n.ºs 1179 e seguintes, que o culto «em espírito e verdade» da Nova Aliança não está ligado a nenhum lugar exclusivo. O que tem mais importância, quando os fiéis se reúnem num mesmo lugar, são as «pedras vivas» que se juntam para a «edificação» dum edifício espiritual.

Mas, quando há liberdade religiosa, os cristãos constroem edifícios destinados ao culto divino. Estas igrejas visíveis não são simples lugares de reunião, mas significam e manifestam a Igreja que vive nesse lugar, morada de Deus com os homens reconciliados e unidos em Cristo.

Na diversidade dos seus estilos, todas as igrejas apresentam as mesmas características dominantes, impostas pela própria natureza da celebração litúrgica.

Regra geral, há uma diferenciação nítida entre o lugar reservado aos ministros, o presbitério ou santuário como se lhe costuma chamar, e a nave, onde estão os fiéis.

No presbitério encontramos a cadeira do presidente da assembleia, o estrado para a proclamação da palavra de Deus, o altar e o sacrário.

A cadeira do presidente, chama-se cátedra – cadeira do mestre que ensina.

A proclamação da palavra de Deus requer na igreja um lugar próprio para a sua proclamação, este lugar é o  ambão da Palavra lugar onde se sobe, e é para lá que se deve dirigir a atenção dos fiéis.

No altar, é tornado presente o sacrifício da Cruz sob os sinais sacramentais, ele é também a mesa do Senhor, para a qual o povo de Deus é convidado.

O sacrário – lugar de oração pessoal, onde encontramos a presença permanente de Cristo e está situado na igreja num lugar digno e com a maior honra.

Não teria sido dito tudo se não evocássemos o batistério – lugar apropriado para a celebração do batismo, e  a torre, que se ergue para o céu como ato de fé permanente.

Em resumo, a igreja é a casa de todos os filhos de Deus, amplamente aberta e acolhedora.

Adaptado de Pierre Journel, A Missa Ontem e Hoje, SNL