fechar× Ligue-nos 218810533

Programa e calendário anual 2020-2021

A experiência do período de pandemia que enfrentamos manifestou o importante papel que a catequese tem junto dos catequizandos, famílias e comunidades cristãs. Tendo por missão ajudar o batizado a viver a vida cristã em todos os momentos da vida, a catequese visa alimentar e sustentar a sua fé, ajudando-o a interpretar o que vive à luz da fé. Formar em toda a vida cristã revelou-se particularmente desafiante neste período de pandemia ao qual os catequistas responderam com dedicação e zelo apostólico em fazer que a ninguém falte o pão da palavra de Deus. Criatividade, tentativa, audácia são expressão firme de que a catequese de Lisboa procurou que a luz do Evangelho pudesse chegar a muitos ajudando-os a habitar as possibilidades do seu quotidiano. 

O novo tempo que estamos a iniciar requer de todos nós, como espera o Papa Francisco, “sabedoria, previsão e compromisso comum, para que todos os esforços e sacrifícios feitos até agora não sejam em vão”. Desta experiência de pandemia, emergem três dimensões que considero essenciais:

- A relevância da paróquia como primeiro lugar irradiador do Evangelho;

- A importância da família como comunidade de fé; 

- A necessidade de recriar os laços que nos unem, cuidando da relação próxima entre catequistas e catequizandos, da comunidade com a família e dos catequistas entre si, fortalecendo o sentido de pertença, de comunhão de missão.

Estas dimensões estão na base do programa da catequese do Patriarcado de Lisboa que deseja “Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias, reconstruindo as redes de relação”. Neste ano, em particular, temos perante nós a árdua tarefa de nos irmos adaptando ao que as circunstâncias nos exigirem, tendo em conta as orientações para a catequese deste ano pastoral. Como sector diocesano daremos continuidade ao Projeto Say Yes e alegramo-nos com a publicação do novo documento orientador da Catequese “Diretório da Catequese” e do novo percurso para a formação inicial dos catequistas.

Assim como a primeira comunidade apostólica viveu tempos de medo e insegurança, a presença de Jesus Ressuscitado e do seu Espírito fê-los desconfinar e sair para a anunciar o Evangelho. Que nada nem ninguém nos roube a alegria missionária! (cf. Jo 20, 19-22; EG 83) .

P. Tiago Neto

(Diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa)

Objetivo do ano: Acompanhar o processo de recomposição da catequese em tempos de pandemia.

Objetivos específicos:

1. Propor formas concretas de primeiro anúncio.

2. Apoiar as paróquias na implementação de propostas catequéticas.

3. Promover a catequese familiar, tornando a família sujeito de evangelização, colaborando com o Sector da pastoral familiar na elaboração de propostas para a vivência litúrgica em família.

4. Formar os catequistas para o exercício da missão no contexto específico que vivemos.

5. Trilhar caminhos de sinodalidade na catequese, favorecendo a relação fraterna entre os catequistas dos diversos serviços do Sector.

6. Garantir a formação de catequistas formadores.

7. Promover projetos de serviço e de missão na catequese.   

8. Viver e ensinar a espiritualidade da comunhão. 

 

 

 

 


Documentos para download