fechar× Ligue-nos 218810533

Despertar da Fé - Vivência do Advento/Natal

«Effathá!» Abre-te! Abrir-se a Jesus que vem

Sair de si para ir ao encontro dos outros é o desafio abraçado este ano pastoral pelo programa do Despertar da Fé. Ao preparar e celebrar o Natal somos guiados por Maria neste movimento interior de abertura a Deus que vem ao encontro da humanidade inteira e de cada pessoa em particular.

Maria é aquela que se abre sem reservas à vinda de Deus. Diz um sim generoso e confiante ao convite para ser mãe de Seu Filho e, como todas as mães, testemunha em primeira pessoa os diferentes episódios da história do nascimento de Jesus.

Tudo acontece na vida de todos os dias: na aldeia em que vive, em sua própria casa. Os diferentes episódios relativos ao nascimento de Jesus contados pelos evangelistas são referidos a lugares e pessoas: a casa de Isabel e Zacarias, em Ain-Karim (aldeia a 6km de Jerusalém); a aldeia de Belém, num estábulo ou gruta; o palácio de Herodes na cidade de Jerusalém.

Nesse cenário onde tudo acontece há portas que se fecham e portas que se abrem; corações que se dispõem a acolher e vontades que colocam barreiras e resistências à novidade trazida por aquele que bate à porta. Deus nunca se impõe, mas propõe-se e deixa margem de liberdade à pessoa para se abrir ou fechar, acolher ou adiar o encontro.

Tudo aconteceu, portanto, no cenário da vida de Maria e de José. A vida é o lugar privilegiado onde Deus nos procura. As experiências de Maria, José, Isabel, dos estalajadeiros e pastores de Belém são as nossas: também nós podemos abrir-nos ou fechar-nos aos outros ou a Deus quando batem à nossa porta. Também nós podemos acolher ou adiar as oportunidades de encontro com os outros e com Deus. Também nós nos podemos enganar pelas aparências ou preconceitos e reencontrar a autenticidade, como os Magos.

É toda esta dinâmica que propomos viver com as nossas crianças de Creche, de Jardim de Infância e das nossas paróquias e com as suas famílias ao longo dos tempos de Advento e Natal. Effathá, abre-te!


Documentos para download