fechar× Ligue-nos 218810533

Despertar da Fé - Quaresma/Páscoa 2020 - «Effathá! Abre-te, sai»

Neste ano pastoral 2019-2020 a Diocese de Lisboa tem sido convidada a aprofundar o sentido e a prática da caridade cristã a partir do tema «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias» (CSL 53).

O Papa Bento XVI indica a figura do Bom samaritano (Cf. Lc 10,2-37) como modelo da caridade cristã: o Bom samaritano tem «um coração que vê». Vê onde há necessidade de amor, e actua em consequência (Cf. DCE31b). A referência ao «coração que vê» é uma outra forma de traduzir a misericórdia de Deus para com cada pessoa. O Bom samaritano da humanidade é Jesus Cristo. Ele é para nós o rosto da misericórdia de Deus Pai.

Com o Papa Francisco compreendemos que a misericórdia, longe de ser uma expressão de fraqueza, é a fortaleza de Deus (Cf. MV 6). Deus é amor. Deus é misericórdia e onde ela se expressou mais claramente foi na entrega de Jesus até ao fim, na sua paixão e morte. Misericórdia é igualmente o que respiramos na manhã da ressurreição. Jesus ressuscitado anuncia-nos que a vida e o Bem são mais fortes que a morte e o mal. Deus venceu mal. A misericórdia triunfou sobre o sofrimento.

Todos os que aceitam seguir Jesus Cristo são chamados a amar e agir como Ele. Por isso o Batismo contempla o ritual do «Effathá!», que nos remete para a abertura dos ouvidos e do coração para escutar a Palavra de Deus e a pôr em prática, nomeadamente, praticar gestos de amor e de serviço, como Jesus, como o Bom samaritano.

Nesta Quaresma e Páscoa propomos um percurso com as crianças que as leve a descobrir que ser forte é ter um «coração que vê», mãos que ajudam e pés que vão ao encontro do outro.


Documentos para download