«Partilhar e guardar Palavra de Jesus» - Quaresma/Páscoa 2018

Se a Páscoa é a festa da passagem da morte à vida, a celebração da ressurreição de Cristo, da entrega total e incondicional da sua vida como acto de amor, então, celebrar a Páscoa será dispor-se a receber essa mesma vida de Jesus e, por conseguinte, dispor-se a viver como Ele viveu: entregando a vida pelos outros.

A quaresma aparece, assim, como um tempo de treino, que é um caminho: passar do egocentrismo à capacidade de partilhar o que se tem e de se dar a si próprio como fez Jesus. A Palavra de Deus é um guia que nos indica e lembra este caminho. Memorizá-la e interiorizá-la é dotar a nossa memória intelectual e afectiva, bem como a nossa vontade, de pontos de referência que nos ajudem a permanecer neste caminho. 

Ao longo da quaresma propõe-se trabalhar com as crianças o sentido da partilha e a experiência de brincar e construir juntos como caminho de preparação para a vivência da Páscoa na qual será dado particular relevo à evocação da última ceia de Jesus e ao anúncio da Páscoa. Uma Palavra que, semana a semana, Jesus nos deixa para viver, é colocada no Fio da Palavra que conduzirá o grupo até à Páscoa.

As ilustrações da Palavra, da autoria de Marta Neto, foram elaboradas para esta proposta.

Boa caminhada!

Descarregar propostas aqui