fechar× Ligue-nos 218810533

Programa anual 2018-2019

No segundo ano da receção sinodal, a Catequese de Lisboa procurará aprofundar os laços existentes entre catequese e liturgia que decorrem, em grande medida, do nexo profundo que existe entre a Palavra de Deus, lida e meditada na catequese e a sua proclamação e encarnação na celebração litúrgica.

A educação litúrgica constitui uma das tarefas essenciais da catequese. O Diretório Geral da Catequese refere a importância da celebração da presença salvífica de Cristo nos sacramentos, particularmente na Eucaristia, como expressão do encontro e da comunhão com Ele. A catequese assume como sua a missão de conduzir os fiéis cristãos «àquela participação plena, consciente e ativa, que exigem a própria natureza da Liturgia e a dignidade do seu sacerdócio batismal» (DGC 85). Acolhendo a recomendação dos nossos Bispos, a catequese é chamada a envidar esforços para que a comunidade cristã seja o lugar por excelência onde os catequizandos «podem encontrar-se com Jesus Cristo Senhor, presente ao vivo na Palavra, na Liturgia» (CAEJ 25).

Para que exista uma vida autenticamente litúrgica, a «catequese, além de favorecer o conhecimento do significado da liturgia e dos sacramentos, deve educar os discípulos de Jesus Cristo à oração, à gratidão, à penitência, à solicitação confiante, ao sentido comunitário, à linguagem simbólica» (cf. DGC 85). Para tal aponta a própria Constituição Sinodal de Lisboa, ao exortar a «uma permanente catequese mistagógica que introduza toda a comunidade na vivência dos tempos litúrgicos e na compreensão dos seus símbolos e ritos» (CSL 47; cf. EG 166).

Na vida das comunidades cristãs, a catequese é um dos lugares privilegiados onde se educa «para a interioridade, para a comunhão e para o silêncio, criando momentos que disponham à escuta de Deus» (CSL 47).

 

Objetivo do ano:

Celebrar a alegria do encontro com Jesus Cristo, valorizando a escuta da Palavra de Deus e educando para a interioridade, para a comunhão, para o silêncio e para a missão.  

 

Objetivos específicos:

1. Fomentar a escuta de Deus através da leitura orante da Sagrada Escritura (cf. CSL 38; 47);

2. Redescobrir a catequese mistagógica que introduz toda a comunidade e cada um dos fiéis na contemplação do mistério de Cristo (cf. CSL nº 47);

3. Promover a formação litúrgica e espiritual dos catequistas (cf. CSL 41; CAEJ 1);

4. Educar para a interioridade incentivando a prática da oração na catequese (cf. CSL 47);

5. Valorizar a espiritualidade dos pastorinhos de Fátima a apresentá-los como modelos de santidade;

6. Apelar a um maior vigor missionário da catequese (cf. TTSM 1); 

7. Estabelecer laços entre família e catequese (cf. CSL 29; CAEJ 42);

8. Trilhar caminhos de sinodalidade na organização da catequese (cf. CSL 60);

 


Documentos para download