6º Catecismo

2ª ETAPA: A VIDA DA FÉ

Catecismos 4 a 6

Esta etapa é dedicada à primeira síntese da fé cristã. Ser cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária.

6º Catecismo – CREIO EM JESUS CRISTO

  • Descobrir que Jesus Cristo está no centro da História da Salvação.
  • Compreender que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo mostrar como é Deus e qual o seu plano para dar Vida aos seus filhos e filhas.
  • Encontrar-se com Jesus, com a Verdade que comunica, o Caminho que propõe e a Vida que oferece.
  • Deixar que o encontro com o mistério de Jesus promova o nascimento do amor, a caridade cada vez mais perfeita que significa a adesão à proposta que Ele faz.
  • Transformar-se em discípulo de Jesus, convertido e capaz de O testemunhar.

BLOCO I – Jesus, o Filho de Deus que veio ao nosso encontro (do início da catequese até ao Natal)

  • Jesus Cristo está no centro da “história da salvação”. Ele é o Filho de Deus que veio ao mundo para nos mostrar, com a sua Pessoa, com as suas palavras e com os seus gestos, como Deus é, como Deus ama, e qual o projeto que Deus tem para dar Vida aos seus filhos e filhas que caminham na história. Ao longo deste ano de catequese iremos encontrar-nos com Jesus e desse encontro irá nascer o amor – um amor que nos fará aderir sem condições à proposta que Ele faz, que nos transformará em seus discípulos e que nos converterá em suas testemunhas no mundo.
  • Nesta primeira fase da nossa reflexão (catequeses 1 a 8) iremos tomar conhecimento de alguns dados que nos ajudarão a enquadrar e a situar o aparecimento de Jesus na história da humanidade: a terra onde Ele nasceu e caminhou, o Povo de que Ele fez parte, o contexto social, político e religioso onde Ele se inseriu e em cujo quadro Ele levou a cabo a missão que o Pai lhe confiou. Também iremos procurar definir – a partir do exemplo de algumas pessoas que tiveram antecipadamente conhecimento da sua chegada ao mundo – a forma mais adequada de acolher esse Jesus que se fez homem e veio habitar no meio de nós.
  • Em contexto de “advento”, são apresentadas e propostas as figuras de Maria, de Isabel e de João Batista como modelos de acolhimento de Jesus.
  • Finalmente, somos colocados diante do quadro do nascimento de Jesus e convidados a acolher o Filho de Deus que veio ao nosso encontro para nos revelar o amor de Deus e para oferecer a todos os homens e mulheres a Vida e a Salvação.

 

BLOCO II – Jesus anuncia e propõe o Reino de Deus (do Natal até à Páscoa)

  • Nesta segunda parte do ano catequético (catequeses 9 a 17) iremos encontrar-nos com o núcleo central da pregação de Jesus e descobrir o grande projeto que Ele queria ver concretizado: o Reino de Deus. Foi a essa “causa” que Ele dedicou o seu tempo, os seus melhores esforços, a sua vida inteira.
  • Jesus não parecia preocupar-se demasiado com a explicação das tradições religiosas de Israel ou com a proposição de novas normas e de novas leis morais… O que Ele fazia era anunciar a presença salvadora de Deus no mundo para implementar uma nova ordem, uma nova realidade de vida, de justiça, de liberdade e de paz; o que Ele fazia era mostrar a todos o rosto de Deus e como é que o mundo seria se todos acolhessem e vivessem de acordo com as propostas e indicações de Deus. Todas as palavras e todos os gestos de Jesus eram “anúncio” e “sinal” dessa nova realidade.
  • Jesus, nas suas palavras e nos seus gestos, apresenta a todos (e especialmente aos pobres, aos sofredores, aos desprezados, aos marginalizados) a proposta libertadora e salvadora de Deus para os homens e para o mundo (o Reino de Deus).
  • Apresenta as “Bem-aventuranças” – que se enquadram no seu discurso sobre o Reino– como um apelo a uma nova maneira de viver, como um caminho que os seres humanos devem explorar para chegarem à felicidade e à plena realização.
  • Jesus mostra aquela que é, na sua perspetiva, a atitude fundamental a ser assumida por quem quiser viver na dinâmica do Reino: o amor incondicional e sem fronteiras (“dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei”).
  • Situar a “última ceia” no contexto da vida de Jesus e sentir vontade de, cada Domingo,se encontrar com Jesus à mesa da Eucaristia.
  • Conhecer os momentos fundamentais da paixão e morte de Jesus e entender o sentido da entrega de Jesus na cruz.

 

BLOCO III – A comunidade do Reino (da Páscoa até ao final do ano de catequese)

  • Nesta terceira parte do ano catequético (catequeses 18 a 24), iremos descobrir e conhecer a comunidade do Reino.Alguns homens e mulheres, confrontados com o anúncio do Reino, começaram a seguir Jesus pelos caminhos da Galileia… De entre eles, Jesus chamou Doze, aos quais preparou para serem os arautos da sua proposta em toda a terra. Ao despedir-se deles, depois da sua ressurreição, Jesus enviou-os a anunciar e a propor o Evangelho do Reino. E eles, animados e guiados pelo Espírito Santo, partiram a levar a proposta de Jesus ao encontro do mundo.
  • Os discípulos de Jesus – todos aqueles que respondem ao convite de Jesus e aderem ao Reino – formam uma família de irmãos e de irmãs. Essa família é o “Corpo de Cristo”. Eles recebem vida de Cristo e fazem de Cristo o centro e a referência fundamental das suas vidas. A cada membro do “Corpo de Cristo” é confiada uma determinada missão; cada um deles é chamado a uma vocação específica.
  • É apresentado o papel do Espírito Santo no compromisso dos discípulos com o anúncio e o testemunho do Reino.
  • A Igreja é definida como a comunidade dos discípulos, reunidos à volta de Jesus, animados pelo Espírito, comprometidos na missão de construir o Reino de Deus e de levar a salvação de Deus a todos os homens e mulheres.

 

 

O conteúdo do 6º Catecismo é completado com:

CATEQUESES DA FÉ – Uma proposta de preparação para a celebração da Profissão de Fé

SEIS CATEQUESES com uma dimensão simbólica transversal: o tesouro a descobrir e a construir

PERCURSO:

  1. Eu creio! – Entrega do Credo
  2. Um só Deus – Pai Todo-Poderoso
  3. Tu és o Messias, o Filho de Deus Vivo! – Incarnação (Celebração Penitencial)
  4. Homem acreditado por Deus: Deus O ressuscitou – Mistério Pascal
  5. O Espírito Santo – Presença do Espírito na História
  6. A Igreja e a esperança cristã – Notas da Igreja/ Remissão dos pecados/ Ressurreição da Carne/Vida Eterna

 

Celebrações

Catecismo 6:                     Catequese 8Nascimento de Jesus

                                               Celebração do Natal de Jesus

                                               Catequese 17 A paixão e a morte de Jesus: os homens recusam o Reino que Jesus propõe

                                               Celebração da Via-Sacra

                                               Catequese 21 – Membros de uma Igreja –Um dia de retiro na catequese

                                               Celebração penitencial, celebração da fé

                                               Catequese 24Eu creio em Ti, Senhor

                                               Celebração «Crer em Jesus Cristo» nas Catequeses da Fé