3º Catecismo

1ª ETAPA: INSERÇÃO NA COMUNIDADE

Catecismos 1 a 3

É uma fase de acolhimento por parte de toda a comunidade cristã que visa a progressiva inserção na vida de fé da Igreja.

3º Catecismo – QUEREMOS SEGUIR JESUS

  • Motivar as crianças para o seguimento de Jesus e a consequente inserção na Igreja.
  • Aprofundar o seu conhecimento vivencial do mistério cristão.
  • Despertá-las para a conversão e adesão a Deus, em ordem à educação moral da consciência.
  • Levá-las a participar ativamente na vida litúrgica, a fazerem experiências de oração e a prepararem-se para a celebração dos Sacramentos (do Batismo, se ainda não o receberam) da Eucaristia e da Reconciliação.

BLOCO I – Eu creio!

  • Até ao Natal procura-se que as crianças, ao aprofundar a sua fé em Deus e em Jesus, se disponham a segui-lo, possam confessar de modo convicto: “Eu creio que sois Cristo” e celebrar, na comunidade cristã a que pertencem o Amor de Deus por todos os seus filhos, experimentado e assumido sobretudo no Batismo.
  • No tempo do Advento são preparadas para a vinda do Senhor, na perspetiva do seguimento de Jesus: respondendo ao convite de João Batista, olhando para José, pai adotivo de Jesus, como um homem justo e associando-se a Maria no acolhimento do Filho de Deus.
  • No Natal é acentuada a sua dimensão familiar e eclesial, relacionando-a com o Batismo e a felicidade de pertencer a Cristo.

BLOCO II – A vida nova

  • As crianças, após uma síntese sobre o Batismo, são introduzidas nos restantes sacramentos da iniciação cristã, com especial relevo para o da Eucaristia; são ainda preparadas para o sacramento da Penitência, até à sua celebração. Havendo tempo, aprendem também a conhecer e viver o outro sacramento de cura, a Unção dos Enfermos. Em todos eles, são motivadas para acolher a vida nova que Deus, por meio deles, lhes oferece, sempre na perspetiva do seguimento de Jesus e como membros ativos da comunidade cristã, vista fundamentalmente como Corpo de Cristo.
  • Para a celebração da Penitência, são confrontadas, primeiro, com o pecado – como rejeição livre e destrutiva do amor de Deus, proposto por Jesus e vivido em Igreja; depois, com a oferta do perdão – também ela expressão do amor paciente e paterno de Deus – em ordem a acolhê-lo, pelo reconhecimento da culpa e pela conversão, principalmente na Festa do Perdão.
  • Na vivência do Mistério Pascal, é realçado o significado da Última Ceia de Jesus como memorial eucarístico da sua morte e ressurreição.

BLOCO III – A comunhão com Cristo e os irmãos

  • Depois da preparação no bloco anterior, este começa com a celebração da Primeira Comunhão, dada a relação íntima entre a Eucaristia e o acontecimento pascal. Segue-se um aprofundamento do mistério eucarístico, de carácter mistagógico, isto é, a partir da vivência eucarística das crianças, no qual é inserido também o Domingo, como dia especial da Eucaristia, vivida em Igreja.
  • Os sacramentos do serviço de comunhão, ou de missão (Ordem e Matrimónio) aparecem enraizados no mesmo dom da vida por parte de Jesus e como contributo imprescindível para a construção da Igreja.
  • Depois de uma visão de conjunto de todos os sacramentos, na sua relação com as principais etapas da vida cristã, as crianças são motivadas para se manterem no seguimento fiel de Jesus, designadamente pela participação comunitária na Eucaristia. 
  • Ao longo deste ano, as crianças são levadas a assimilar e memorizar breves e variadas sínteses dos conteúdos de cada encontro catequético, com relevo para as orações e fórmulas expressivas da sua fé, usadas principalmente nas celebrações da Eucaristia e da Penitência.

Celebrações

Catecismo 3:                     Catequese 6Celebração da Luz

                                               Celebração

                                               Catequese 10«Um menino nasceu para nós»

                                               Celebração do Natal

                                               Catequese 16 – Na Eucaristia ouvimos a Palavra do Senhor

                                               Celebração da Palavra (semelhante à da Eucaristia)

                                               Catequese 17Com Jesus amamos os doentes

                                               Celebração da Unção dos Enfermos

                                               Catequese 21«Ajudai-me a não tornar a pecar»

                                               Celebração do Sacramento da Reconciliação

                                               Catequese 23«Felizes os convidados para a Ceia do Senhor»

                                               Celebração da Primeira Comunhão

                                               Catequese 25Celebremos o dia do Senhor

                                               Celebração da Ressurreição do Senhor (Domingo)

                                               Catequese 28Os Sacramentos: a vida de Jesus na nossa vida

                                               Estrutura celebrativa – Sacramentos