1º Catecismo

1ª ETAPA: INSERÇÃO NA COMUNIDADE

Catecismos 1 a 3

É uma fase de acolhimento por parte de toda a comunidade cristã que visa a progressiva inserção na vida de fé da Igreja.

 

1º Catecismo – JESUS GOSTA DE MIM

  • Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf. CT 16 e 24)
  • Ajudá-las a conhecer, de modo vivencial e de acordo com as suas capacidades, alguns dos principais mistérios da fé cristã: Deus Criador e Amigo que cuida de nós; Jesus na sua relação única com o Pai e o Espírito Santo; a Igreja como família de Deus.
  • Motivá-las para a adesão a Jesus e a celebração da fé na comunidade cristã, levando-as a participar na sua vida litúrgica e experiência de oração.
  • Ajudá-las a assumir atitudes de louvor, de gratidão e de amor a Deus e aos irmãos.

BLOCO I - Jesus Chama-nos

  • No primeiro bloco, os catequizandos são levados a descobrir que são chamados por Jesus para a catequese e, se for o caso, a fazerem o seu despertar religioso.Assim, as primeiras catequeses são essencialmente de descoberta:

—       da existência de Jesus, e por meio d’Ele, de Deus como Amigo e Criador, que cuida de nós e nos faz crescer, nos fala através de sacerdotes, leitores e catequistas;

—       dos vários espaços da Sua casa e do grupo dos Seus amigos, a comunidade cristã que os acolhe e na qual são convidados a integrar-se.

  • Nas últimas catequeses, as crianças descobrem Maria como a escolhida por Deus para ser Mãe de Jesus. Ela acolhe na anunciação, o dom de Deus: ser Mãe do Seu Filho Jesus. No seguimento disto, as crianças são iniciadas na descoberta do verdadeiro sentido do Natal.

BLOCO II – Um menino chamado Jesus

  • No segundo bloco, Jesus é apresentado, em primeiro lugar, como um menino que cresce em estatura, em sabedoria e graça: que ama, e é obediente aos seus pais, de modo especial a seu Pai do Céu. Após este contacto com Jesus, as crianças são levadas a vê-lo como o grande Amigo, que nos ama, até dar a vida por nós, e nos revela o modo de comunicar com Ele e O amar.
  • Na parte final, são convidadas a ver e a viver em comunidade a Páscoa, como a festa que celebra a ressurreição de Jesus.

BLOCO III – Nós somos do grupo de Jesus

  • Os últimos encontros realizam-se no contexto do tempo pascal. As crianças, como os discípulos de então, são convidadas a anunciarem a Boa Nova de que Jesus ressuscitou e atua no meio de nós, nomeadamente através da presença do Espírito Santo. Deste modo a própria criança entra no mistério: é o Espírito Santo que faz crescer o número dos cristãos e que garante que Jesus esteja para sempre connosco.

 

Celebrações

Catecismo 1:                     Catequese 4Festa do Acolhimento

                                               Celebração

                                               Catequese 10O Natal de Jesus

                                               Festa do Natal, celebrando o nascimento de Jesus

                                               Catequese 21Celebramos a Páscoa

                                               Festa

                                               Catequese 22A Festa da Luz

                                               Celebração        

                                               Catequese 30AFesta da Família

                                               Celebração