fechar× Ligue-nos 218810533

Catequese e Família: 1º, 2º catecismos

Catequese e Família destina-se a ajudar os catequistas a trabalharem com os pais em diversas situações, mas especialmente em:

  • - Catequese Familiar (CF)
  • - Grupos que têm alternadamente encontros presenciais na paróquia e catequese familiar com os pais, em casa;
  • - Outras modalidades que podem incluir catequese parcialmente ou totalmente em encontros on-line (cf. Orientações para catequese em tempos de pandemia, Documento do Sector da Catequese do Departamento de Evangelização do Patriarcado de Lisboa, julho de 2020).

Em qualquer dos casos, os catequistas procurarão a colaboração ativa dos pais (ou, em casos especiais, de outros familiares próximos) para assegurar a catequese.  Se a modalidade implementada não for a CF (catequese exclusivamente feita em casa), mas um modelo misto, o catequista deverá sempre informar os pais daquilo que será feito na paróquia e do que eles deverão fazer em casa.

O ritmo das reuniões com os pais pode variar de paróquia para paróquia. O ideal será que seja quinzenal, preparando duas catequeses em cada reunião. Se for mensal, deverão ser preparadas quatro catequeses em cada reunião. Podem ser realizadas em plataforma digital.

— No primeiro contacto com os pais dos catequizandos, o catequista deve conversar com eles acerca da necessidade de adquirirem o Guia de Pais da Catequese Familiar e procurará também dialogar sobre a importância de prepararem em casa um espaço “especial” para ser o “cantinho da catequese” do filho, ou filhos.

Será ainda conveniente uma conversa com os pais acerca da Bíblia: o que sabem dela, como e onde adquirir uma bíblia católica se não tiverem nenhuma em casa, os cuidados a ter nas leituras feitas à criança. Se o próprio catequista não se sentir seguro no conhecimento da Bíblia, procurará previamente ajuda junto do pároco, do coordenador da catequese paroquial, ou de algum catequista mais experiente.

O catequista pode ainda chamar a atenção dos pais para os materiais de apoio incluídos no Guia de Pais e para a forma de os utilizarem progressivamente ao longo do ano de catequese.

Se a modalidade na paróquia for a CF, o catequista terá em cada encontro com os pais de chamar a atenção para os materiais a preparar e seguir com eles o desenrolar das catequeses no Guia de Pais para poder responder a alguma dúvida ou dificuldade.

Inscrição na Formação: Aqui


Documentos para download