fechar× Ligue-nos 218810533

Catequese Digital

Neste período de pandemia tomámos consciência do quanto “as novas tecnologias criaram uma nova infraestrutura cultural que influi na comunicação e na vida das pessoas.” (DC, 213)

É uma prioridade, também para a catequese, educar para o bom uso destes instrumentos e para uma compreensão mais profunda da cultura digital, ajudando a discernir os aspetos positivos dos aspetos ambíguos. Hoje em dia, o catequista deve estar consciente de quanto o mundo virtual pode deixar marcas profundas, especialmente nas pessoas mais jovens ou mais frágeis, e de quanta influência pode ter na gestão das emoções ou no processo de construção da identidade.” (DC, 216)

Neste âmbito, o sector da catequese propõe aos catequistas uma abordagem às ferramentas digitais que os capacite para as introduzir na catequese e educar os catequizandos no bom uso destes instrumentos. Reconhecemos que mesmo os encontros online constituem momentos de encontro interpessoal e de relação com Deus.

Um outro aspeto relevante refere-se à família como lugar natural de evangelização. Durante o confinamento foram as famílias que sustentaram a vivência e transmissão da fé.

O projeto Igreja Doméstica pretende valorizar a missão evangelizadora da família através de propostas catequéticas que envolvem Pais, Filhos e Catequistas através dos meios digitais.