Rito de Eleição: escrevi o meu nome no livro

No passado dia 4 de março a Sé de Lisboa acolheu o Rito de Eleição dos Catecúmenos. A celebração presidida por D. Joaquim Mendes, contou com a presença de 100 eleitos. Deixamos aqui o testemunho da Joana Caleço que será batizada nesta Páscoa.

 

«Ontem, o dia 4 de Março de 2017, foi um dia muito importante no meu percurso cristão. A Sé de Lisboa recebeu o Rito de Eleição dos Catecúmenos do Patriarcado de Lisboa, e eu tive a honra de participar assinando o meu nome no livro dos cristãos.

A Sé Patriacal de Lisboa é um local imponente e sagrado que envolve os participantes numa cerimónia de louvor, beleza e satisfação. Todo aquele ambiente fez com que as palavras do Sr. Bispo entrassem em mim de uma forma significativa, pois sublinhou que “não se é cristão sozinho”. Quando Deus nos chama para sermos comunidade em Igreja, embora Ele esteja em toda a parte, é na Igreja que Deus nos oferece a sua Palavra, a sua graça e os Sacramentos, por isso entendo-a como a família de Cristo.

O Rito da Eleição corresponde a um tempo de purificação e de iluminação, que direcciona os catecúmenes aos sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia. Todo este caminho é novo para mim, mas eu concedo que Deus me escolheu e ontem a Igreja, num gesto de gratuidade e tão grande amor, me elegeu para poder receberder os sacramentos de iniciação cristã.

Este foi mais um passo que dei na minha caminhada infinita até Deus nosso Senhor e de lá trouxe uma profunda alegria e paz no coração».

Joana Caleço, Paróquia de Fanhões